LED na Construção

Em um projeto novo a iluminação não precisa mais ser pontual. Ponto de luz é um conceito antigo. O LED funciona melhor quando é instalada uma superficie geradora de luz.

A luz assim distribuida não produz ofuscamento e gera menos sombras. Além disso, tecnicamente o LED dura muito mais quando você ja compra o downlight integrado.

Esqueça o conceito de comprar luminárias e depois escolher a lâmpada. Isso acabou. Não faz sentido numa construção nova.

Ao fazer um projeto novo leve em conta que hoje existem vários tons de branco proporcionados pelo LED: 3000K, 4000K, 5000K e 6000K. Isso muda a decoração. O branco azulado das lâmpadas economicas foi tolerado por mais de uma década, simplesmente por falta de alternativa.

Planeje a automação. Implantar isso durante a obra praticamente não tem custo.

Vale a pena nos consultar durante a fase de projeto. A grande inovação neste setor é um obstáculo para que arquitetos e engenheiros se mantenham atualizados.

Instalação

Considere que os cabos podem ser bem mais finos porque o LED tem potência menor. Portanto projetar para LED é mais barato. Se você planejar uma iluminação tradicional e depois instalar o LED vai disperdiçar muito dinheiro.

Existem diversos padrões de alimentação para LED. Alguns inclusive dimerizaveis, escolha a luz antes de projetar o cabeamento elétrico.